Depois de um período de esquecimento onde as rádios eram dominadas pela Disco Music e pelo rock brasileiro, o samba consolidou sua posição no mercado fonográfico na década de 1980. Compositores urbanos da nova geração ousaram novas combinações, como o paulista Itamar Assunção, que incorporou a batida do samba ao funk e ao reggae em seu trabalho de cunho experimental. Mas foi no início da década de 1980 que o samba reapareceu no cenário brasileiro com um novo movimento, chamado de pagode. Com características do choro e um andamento de fácil execução para os dançarinos, o pagode é basicamente dividido em duas tendências. A primeira delas é mais ligada ao partido alto, também chamada de pagode de raiz, que conservava a linhagem sonora e fortemente influenciada por gerações passadas. A segunda tendência, considerada mais "popular", ficou conhecida como "pagode-romântico" e passou a ter grande apelo comercial na década de 1990 em diante.
O grupo Exaltasamba, que nasceu na cidade de São Bernardo do Campo, e tornou-se um
ícone dos grupos de pagode do Brasil. Foi um dos principais Grupos da década de 90.
Integrante do Exaltasamba desde sua fundação, há mais de vinte anos, Pinha tem uma
definição para a música do grupo na ponta da língua:
“Um samba de raiz, mas com muitas inovações.
Zeca Pagodinho, Jessé Gomes da Silva Filho, (Rio de Janeiro 4 de fevereiro 1959) é um cantor e compositor brasileiro, filho de Iréia e Jessé.
Sua primeira gravação foi em 1983 , com o samba "Camarão que dorme a onda leva", de sua autoria e de Arlindo Cruz, a partir do convite de sua madrinha Beth Carvalho.
Desde então, Zeca já gravou mais de 18 discos e é considerado um grande nome do gênero samba e pagode.
3 Response to Porque o Exaltasamba toca Pagode e o Zeca Pagodinho toca Samba?
santa equipe nep... resolvendo as duvidas de todos nós.
abraços
lelis
PUtz... imagina só se fosse Zeca Sambinha e Exalta Pagode!
Que lixo!!!!
kkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, gostei da resposta =))
Postar um comentário