4

Como funciona o vaso sanitário?

Tá lá em

Há vários componentes correlacionados que fazem o vaso funcionar:

Se você tirar a tampa da caixa de descarga que há atrás de alguns modelos de vaso sanitário, verá todas essas partes. Elas podem parecer um pouco diferentes no seu vaso, mas estão todas aí. Os três sistemas principais que trabalham juntos são:

  • O sifão do vaso
  • O mecanismo de descarga
  • O mecanismo de reenchimento
Vamos conhecer separadamente cada parte antes de revelar completamente os segredos do vaso sanitário.



O sifão consiste em um tubo recurvado, de segmentos desiguais empregado normalmente para transferir líquidos de um recipiente para outro, colocado em nível inferior. Enchendo-se o tubo com líquido e mergulhando o ramo menor no recipiente mais alto, a diferença de pressão sobre o líquido nas extremidades do tubo provoca o fluxo do conteúdo do recipiente superior para o inferior, até que o nível de ambos coincida.
Esse fenômeno pode ser entendido considerando-se a pressão do líquido em cada lado da curva, na parte mais alta do sifão. Do lado em que o ramo é menor, a pressão é igual à pressão atmosférica menos a pressão equivalente à altura da coluna de líquido presente nesse ramo. O mesmo se aplica ao outro lado da curva, onde a pressão é menor por ser maior a coluna de líquido. O fluxo se dá necessariamente do segmento de maior pressão para o de menor.

Você vai entender como funciona o sifão fazendo duas experiências em seu banheiro. Primeiro, pegue um copo d'água e despeje no vaso. Você vai ver que não acontece quase nada. O que é mais interessante é que você pode colocar 25 copos (6 litros) de água no vaso, um de cada vez, e nada vai acontecer. Ou seja, não importa quantos copos d'água você despeje lá dentro, o nível de água no vaso nunca sobe! Você pode ver na figura por que isso acontece. Quando você despeja o copo d'água, o nível de água no vaso sobe, mas a água adicional imediatamente escorre pelo sifão e vai para o cano de esgoto.

Agora, pegue um balde d'água (aproximadamente 7,5 litros) e derrame de uma só vez no vaso. Você vai descobrir que despejar muita água de uma vez vai fazer com que o vaso "descarregue". Ou seja, quase toda água será sugada do vaso e você vai ouvir o conhecido som de descarga e tudo que estiver no vaso vai descer pelo cano. O que aconteceu foi o seguinte: você colocou no vaso, rapidamente, água suficiente para preencher o sifão. Assim que o sifão preencheu, a pressão no ramo do pico do sifão ao tubo de esgoto ficou menor. Assim a água escoou do interior do vaso ao cano. O funcionamento é o mesmo que com dois recipientes quaisquer. À medida que o vaso esvaziava, ar entrou no sifão, produzindo aquele som conhecido e parando o processo de "sifonação".

Você pode ver que, mesmo que alguém corte o fluxo de água do seu banheiro, você ainda vai poder dar descarga: é só usar um balde grande e cheio de água.
Mecanismo de descarga
A função da caixa de descarga é agir como o balde de água descrito na seção anterior. Você tem que colocar água suficiente no vaso, e rapidamente, para ativar o sifão. Se você tentasse fazer isso usando um cano normal, a água não chegaria rápido o suficiente e o sifão não funcionaria. Por isso, a caixa de descarga age como depósito. Ela segura vários litros de água, que levam de 30 a 60 segundos para se acumular. Quando você dá a descarga, toda a água da caixa é despejada no vaso em três segundos, o equivalente a jogar um balde de água. Há uma corrente presa à alavanca de descarga. Quando você empurra a alavanca, ela puxa o cabo que está conectado à válvula de descarga. A corrente levanta a válvula de descarga, que flutua acima da sua posição normal, deixando à mostra o orifício de um dreno que tem aproximadamente de 5 a 8 cm de diâmetro. Destampar esse dreno permite que a água entre no vaso rapidamente. Na maioria dos vasos sanitários, a bacia é moldada para que a água entre pela borda (assento), sendo que na maioria deles a água jorra através de orifícios. Grande parte da água escorre para um buraco maior, no fundo do vaso. Este buraco é conhecido como cano do sifão. Ele despeja grande parte da água diretamente no sifão. Como toda água da caixa entra no vaso em três segundos, ela acaba ativando o efeito sifão, e toda água e os dejetos do vaso são sugados para o cano.

Mecanismo de reenchimento
Então o vaso dará descarga desde que joguemos água suficiente para ativar o sifão. E a função da caixa de descarga e da válvula de descarga é segurar e descarregar cerca de 7,5 litros (2 galões) de água rapidamente no vaso. Quando a caixa estiver vazia, a válvula de descarga se reposiciona no fundo da caixa de descarga, cobrindo o buraco do dreno para que o tanque possa ser reenchido. É função do mecanismo de reenchimento encher a caixa de descarga para que o processo possa ser reiniciado.

Este mecanismo tem uma válvula que aciona e desliga o fluxo de água. A válvula aciona a água quando a bóia cai. A bóia cai quando o nível de água da caixa é reduzido. A válvula de reenchimento (ou válvula de refil) envia a água para duas direções. Parte da água desce pelo cano de reenchimento e começa a reencher a caixa. O restante passa pelo cano de reenchimento do vaso. Isso faz com que o vaso seja reenchido lentamente. À medida que o nível de água na caixa sobe, a bóia também sobe. Finalmente, a bóia sobe até desligar a válvula. O que aconteceria se a bóia não subisse, ou a válvula estivesse estragada e nunca parasse de fluir água? Teoricamente, a caixa de descarga transbordaria e alagaria o banheiro. Mas o tubo de transbordo (ladrão) existe para evitar que isso aconteça, direcionando a água em excesso para o vaso.






Posts Relacionados

Detalhes do post

4 Response to Como funciona o vaso sanitário?

2 de agosto de 2012 às 09:53

Está ótimo o post mas eu queria consertar a minha descarga que igual ao print ai. A minha descarga não enche sozinha. acho que ela ta desregulada como posso conserta-la?? Um help ai e obrigado!!

22 de dezembro de 2017 às 05:47

Gostei da explicação de como funciona o Vaso Sanitario

9 de janeiro de 2018 às 10:31

Não sabia como funcionava a valvula de descarga!

12 de janeiro de 2018 às 08:11

Explicou muito bem o funcionamento da caixa de descarga!

Postar um comentário